Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dilma “dispensa” nível superior para turismólogos


O turismólogo está reconhecido pela Lei 12.591/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 18 de janeiro, mas foi vetado o artigo que exigia o diploma de curso superior de Bacharelado de Turismo ou Hotelaria para o exercício da profissão. Também foi vetada a necessidade de registro em órgão federal competente.

A justificativa para os vetos é a mesma que o Poder Executivo apresenta em outros casos de reconhecimento de profissões: "A Constituição em seu art. 5º, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de haver algum dano à sociedade."

Todos os turismólogos do País estão na legalidade, com ou sem curso superior relativo à área. A reserva de mercado que previa o projeto aprovado pelo Congresso Nacional permitia aos não diplomados até a data da publicação da lei que continuassem a exercer a profissão, desde que estivessem em atividade há pelo menos cinco anos. "Dispensado" o nível superior, o dispositivo ficou sem efeito e foi, necessariamente, vetado.

Restou no texto no disciplinamento da profissão. O turismólogo planeja, organiza, dirige, controla e operacionaliza instituições e estabelecimentos ligados ao turismo. Ele pode criar e implantar roteiros e rotas turísticas, formular prognósticos e proposições para o desenvolvimento do setor nos municípios e Estados e diagnosticar as potencialidades e deficiências para o estabelecimento do turismo em alguma região. O turismólogo pode comercializar produtos turísticos, organizar eventos de âmbito público e privado, emitir pareceres técnicos e controlar empresas turísticas. A lei também permite que lecione para o ensino técnico ou superior.

A profissão surgiu no Brasil nos anos 1970. A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo é uma das representantes da classe. Para os defensores da obrigatoriedade do diploma, o veto da presidenta Dilma Rousseff irá esvaziar os curso de Turismo e Hotelaria.

FONTE: Acessepiauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares