Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

quarta-feira, 1 de abril de 2015

A ESCASSEZ DA ÁGUA

A água é o recurso natural mais importante e abundante da face da terra. Diante de tal afirmação, vale ressaltar que é indispensável ao bem estar, ou a vida, de mais de 7 bilhões de pessoas nesse planeta,  pois a água tem um papel de muita relevância praticamente em tudo que fazemos nas nossas atividades cotidianas, tendo várias utilidades, dentre elas, saciar a nossa sede, como também serve para a produção de nossos alimentos, participação na limpeza em geral,  dentre as mais diversas atividades que não poderiam acontecer se não tivesse a contribuição desse recurso natural. De acordo com o exposto, temos uma noção de quão importante e indispensável é a água para a manutenção de nossas vidas.
Mesmo sabendo que esse recurso natural é indispensável para a sobrevivência da humanidade, não só atual, mas futura, o que podemos constatar, é que com o passar dos tempos, a água tem ficado cada vez mais escassa, tornando-se um desafio de sobrevivência cada vez maior, levando o sistema hídrico mundial à beira de uma crise, devido à falta de água potável para o uso de bilhões de moradores da terra.
Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água.
O tempo tem passado, a água vem sumindo, e pouco se tem feito para que tal sumiço possa ser estancado. O que se pode constatar nos noticiários é que a falta de água em todo o nosso país só tem é aumentado, levando a beira do caos plantações, rebanhos, causando enormes prejuízos a muita gente, e seja de uma forma direta ou indireta, sobrecarregando a economia em vários aspectos.
Fica ai um alerta para nossos governantes, pois estes, juntamente com a participação e conscientização  da coletividade,  tem o dever de pelo menos tentar buscar meios de remediar a escassez de água, pois se não houver , desde de já, uma atenção toda especial para esse problema, será desencadeado um problema sem precedentes  para as presentes e futuras gerações. 
   
Faculdade Mauricio de Nassau
Trabalho de Direito Ambiental
Aluno: Jonniel Freire do Nascimento
Curso Direito  Bloco IV Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares