Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O QUE SIGNIFICA SEGUIR A CRISTO?


Mateus 19:16-22
16 - E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


Jesus não perdia uma única oportunidade de falar A VERDADE. Ele costumava atrair a multidão através de
curas, milagres e libertações e  então já com a devida atenção…  ele subia num barco ou no cume de um monte e… PALAVRA neles!! RS

Uma questão que nunca faltou nas mensagens de Cristo foi a respeito da VIDA ETERNA. Ou da morte eterna. Uma questão que muitos pregadores hoje em dia têm deixado de lado, mas que  as pessoas precisam conhecer, uma vez que é comprovado que o maior medo que existe na vida do ser humano é o medo da morte. Sabemos que um salvo, embora não deseje a morte, não se apavora com ela. Por quê? Simples: porque ele sabe que a morte do salvo não é o fim dele, muito ao contrário, é o início de uma vida eterna junto do Pai (II Timóteo 2:11). O salvo tem esperança. Tem confiança na vida eterna. Coisa que o ímpio não possui.

Mas o que fazer para herdar a vida eterna?
      Foi o que o jovem citado em Mateus 19 perguntou a Jesus: “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” . Eu acho interessante e até ri a primeira vez que me chamou a atenção a resposta de Cristo no vers 17: “Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.”     Hehe…. Em outras palavras: “ei filho… vc não precisa me bajular. Apenas precisa agradar ao Pai… ”  Já temos aqui a primeira lição: 
      
              1 -  Para sermos salvos e herdar a vida eterna, não devemos procurar agradar aos homens. Bajular pastor, bajular liderança, bajular ministério, bajular platéia…  ajudar, auxiliar é uma coisa. “Puxar saco” é outra. O bajulador costuma mascarar seus podres usando palavras de agrado aos homens e até a Deus. Você quer ser um salvo: deixa a bajulação pra lá. Deus conhece o mais profundo e o mais escondido dentro de você. Bajulação com ele não funciona (I Sam 15-22)

Mas o jovem não perdeu o rebolado: “quais os mandamentos?”

E Jesus entra com a segunda lição: os mandamentos já conhecidos. Você sabe quais são os mandamentos que se deve seguir, aqueles que vc está de cabelinho branco de tanto ouvir. Vers 18 e 19.
    
                               2 - Tem coisas que parecem já ser “velhas”, “xoxas”, “fora de moda”, “antiquadas”… mas que são mandamentos inalteráveis diante de Deus, e portanto, imprescindíveis para a salvação. O fato do mundo mudar, dos tempos mudarem, das pessoas evoluírem, do conhecimento evoluir etc e tal não muda o fato de que Deus é um Deus SANTO. E o que fere sua santidade continua sendo pecado pela vida toda. A Bíblia nos indica o que é pecado. Portanto mesmo que mandamentos como “amar ao próximo como a nós mesmos” pareça antiquado FAZ PARTE DA SALVAÇÃO

Nesse momento o jovem talvez tenha pensado : “bah! Só falou o que eu já sabia… é sempre a mesma história” (é assim que nossos jovens costumam dizer não é rsrs). 
E o versículo 20 nos diz que o jovem então argumentou: "tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?”    
Bom… não sei se ele estava tentando se justificar, ou se esperava um “bravo! Você é o cara!” (rsrs) ou se realmente apesar de pensar estar guardando todos os mandamentos antigos sentia não ser um salvo e o queria… (porque ser religioso não significa ser um salvo). Mas o fato é que então Jesus nos dá a terceira lição:
3-                    
                3 - Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me (Mat 19-21)

Em outras palavras: “livra-te daquilo que te prende, que te amarra, que te escraviza. Livra-te daquilo que te impede de me seguir”. No caso do jovem, era a riqueza. E no seu caso?? Orgulho? Vaidade exagerada? Vícios? Sexo?

Livra-te disso tudo. Jesus morreu numa cruz para que as imundícies do mundo e o pecado  lhe fosse perdoado. E o simples conhecimento dessa verdade é o que te liberta (João 8-32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares