Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

“Igreja Católica não tem ideia do que fazer” para combater casos de pedofilia, afirma padre

“Igreja Católica não tem ideia do que fazer” para combater casos de pedofilia, afirma padre
A Igreja Católica está realizando uma conferência na Universidade Gregoriana do Vaticano para debater medidas efetivas contra os casos de pedofilia na Igreja. Porém, em relação ao Brasil, a Igreja “não tem ideia” de que medidas tomar para combater essas práticas.
A declaração foi feita pelo padre Edênio Valle à Agência France Press, durante entrevista para comentar a situação da pedofilia dentro da Igreja Católica no Brasil. O padre, que é psicólogo e conselheiro da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que, no país, a pedofilia “é mais tolerada culturalmente” do que em outros países do ocidente.
Segundo o padre, é necessário um planejamento de ações a serem tomadas, porém isso não está sendo feito: “Medidas e procedimentos efetivos por parte da Igreja no curto, médio e longo prazo, até onde eu sei, não estão sendo planejados. Problemas secretos não são debatidos seriamente”, afirmou.
O padre, que também trabalha com orientações a padres com dificuldades nesse sentido, ressaltou que no Brasil “não há locais de amparo, recuperação e cuidado para as vítimas. Geralmente, elas são apenas removidas da cena”.

Porém, o padre Valle fez questão de frisar que há boa vontade por parte dos líderes católicos brasileiros, motivada pela insistência do Vaticano de cobrar “respostas urgentes e competentes”, mas a questão cultural tem atrapalhado, no ponto de vista dele: “Esta moderação relativa em relação aos escândalos dos padres católicos é devido ao fato de que a pedofilia e a efebofilia são comportamentos culturalmente mais tolerados no Brasil do que na Europa ou na América do Norte”, explica. A “efebofilia” é a definição do comportamento sexual de um adulto que tem preferência por adolescentes.
Finalizando, o padre Edênio Valle afirmou que os bispos brasileiros precisam agir rapidamente e adotar uma posição clara e frontalmente contrária aos casos de abuso sexual, não apenas dentro da igreja, mas também em toda a sociedade. Os escândalos de abuso sexual na Igreja Católica vêm sendo revelados há anos e, segundo informações de funcionários do Vaticano, há inúmeros casos que ainda não foram revelados.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares