discute o ensino do
Darwinismo e
Criacionismo nas
escolas
Para tentar explicar se é válido ou não ensinar o criacionismo nas
escolas do Brasil o programa Globo Ciência entrevistou alguns professores
universitários que concordam que a teoria de Charles Darwin sobre a evolução
das espécies explica melhor a origem da vida do que a crença de que Deus teria
criado separadamente cada coisa existente no Universo.
As duas teorias têm gerado debates infinitos em diversas partes do
mundo, enquanto pessoas religiosas acreditam na Criação, descrita na Bíblia nos
primeiros capítulos de Gênesis, os mais céticos preferem encontrar no
Darwinismo a explicação de como os humanos e animais evoluíram ao longo de
milhões de anos.
Mas para o jornalista Michelson Borges, do site Criacionismo, a edição
do programa tinha como objetivo defender o ensino do darwinismo. Ele teve informações
de que o geólogo criacionista Dr. Nahor Neves de Souza Júnior foi procurado
pela produção e chegou a gravar uma entrevista que ficou de fora do programa
após a edição.
“Nahor falou sobre o criacionismo bíblico a apresentou evidências
científicas que dão sustentação a esse modelo. Mas, na hora de editar o
programa, os responsáveis simplesmente optaram por descartar a entrevista com
um verdadeiro criacionista para colocar no lugar dela a fala de um clérigo
católico que apenas apresenta argumentos diluídos advindos de uma visão
darwinista teísta que mal compreende do que se trata o verdadeiro criacionismo
bíblico”, opinou Michelson.
Para os professores entrevistados é possível que a ciência e a fé andem
juntas, pois tratam de campos diferentes. Contudo eles são unânimes ao dizer
que o ensino religioso deve ser evitado nas escolas públicas e se houver, que
seja feito por antropólogos ou sociólogos que apresentarão uma compreensão mais
ampla sobre todas as religiões.
Assista:
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