Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

[Renúncia do Papa] Bento XVI compara momentos de crise durante seu pontificado com passagem bíblica: “O Senhor parecia dormir”

[Renúncia do Papa] Bento XVI compara momentos de crise durante seu pontificado com passagem bíblica: “O Senhor parecia dormir”
A Igreja Católica anunciou que Bento XVI poderá continuar a usar sua nomenclatura de pontífice, mas será tratado como Papa Emérito, uma vez que não terá mais autoridade para decisões na cúpula do Vaticano.
Hoje o Papa encerra seu ciclo à frente da igreja romana, e deverá realizar sua última aparição em público por volta das 12h45, no horário de Brasília. De acordo com informações do Estadão, às 20h00, o ciclo de Bento XVI como líder da Igreja Católica chega ao fim, num prazo determinado por ele mesmo.
Ontem, 27 de fevereiro, Bento XVI afirmou numa audiência geral realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, que nos sete anos e dez meses que esteve à frente da Igreja Católica, momentos de alegria e também de turbulência testaram a capacidade da denominação de superar desafios, e fez uma analogia com a passagem bíblica em que os discípulos de Jesus enfrentaram uma tempestade, quando o Mestre parecida dormir.

“Foi um trecho do caminho da Igreja que teve instantes de alegria e de luz, mas também momentos difíceis. Me senti como São Pedro e os apóstolos no barco no Mar da Galileia. O Senhor nos deu muitos dias de sol e brisa leve, em que a pesca foi abundante. E momentos em que as águas estiveram agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, em que o Senhor parecia dormir. Mas eu sempre soube que naquele barco estava o Senhor e que o barco não era meu, nem de vocês, mas Dele, que não o deixa naufragar. É Ele que o conduz, certamente através também dos homens que escolhe, porque os quer. Esta foi e é uma certeza que nada pode ofuscar”, disse.
O Papa afirmou ainda que sentia suas forças diminuírem, e a pediu a Deus que o orientasse na melhor escolha a ser feita: “Fiz este passo na plena consciência de sua gravidade e da novidade, mas profundamente tranquilo no espírito. Amar a Igreja significa também ter a coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre em vista o bem da Igreja e não de si próprio”, ressaltou.
Um trecho do discurso de Bento XVI foi em português, e nessa fala, ele disse que quando foi escolhido como pontífice, entregou seus caminhos à frente da Igreja Católica a Deus: “É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis”, revelou.
Afirmando que não pretende retornar à sua vida privada, mas sim, seguir em reclusão com meditações e orações, Bento XVI reforçou que pretende continuar atuando como Papa no sentido pessoal: “Minha decisão não implica no retorno à vida privada. Não terei mais viagens, audiências, conferências, etc; mas não abandonarei a cruz, continuarei junto ao senhor crucificado, de um modo novo. No ofício da oração, permanecerei no ‘espaço’ de São Pedro. São Bento, cujo nome adotei como Papa, será um grande exemplo para mim. Ele mostrou o caminho para uma vida que, ativa ou passiva, pertence totalmente à obra de Deus”.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares