Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Harvard adia publicação de estudo de papiro que cita “mulher” de Jesus Estava tudo certo para que a pesquisa de Karen King fosse publicada na revista científica da universidade no mês de janeiro de 2013.


Harvard adia publicação de estudo de papiro que cita “mulher” de JesusHarvard adia publicação de estudo de papiro que cita “mulher” de Jesus
O estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sobre o fragmento de texto que passou a ser conhecido como “O evangelho da mulher de Jesus” não será mais publicado na edição de janeiro da revista científica “Harvard Theological Review”.
O adiamento da publicação do estudo vai acontecer porque o papiro escrito em copta passará por novas análises laboratoriais independentes e mais detalhadas que irão tentar comprovar a autenticidade do texto de oito linhas que cita a suposta esposa de Jesus Cristo.
Segundo o diretor de comunicação da Faculdade de Teologia de Harvard, Kit Dogson, este processo de análise pode levar de semanas a meses para ficar pronto e por este motivo vai ser preciso cancelar a publicação.
Ao site Live Science, a Hershel Shanks, da Sociedade de Arqueologia Bíblica, disse que a retirada do documento é “vergonhosa”.

O estudo apresentado seria assinado por Karen King que analisou o papiro e disse que ele não prova que Jesus era casado, porém levanta questões importantes sobre sexualidade e casamento. “Desde o início, cristãos discordaram sobre se era melhor não casar, mas levou mais de um século após a morte de Jesus até que eles começassem a apelar para o estado civil dele como um apoio a seus argumentos”, disse.
Ao ser apresentado na Itália no mês de setembro, o material de 4 cm de altura por 8 cm de largura, provavelmente datato do século IV, foi considerado como falso tanto por estudiosos céticos como pelo Vaticano. Um estudioso chegou a dizer que o texto do papiro era semelhante ao encontrado no chamado Evangelho de Tomé, considerado como apócrifo pela Igreja.
Karen King recebeu o papiro de um dono que preferiu manter o anonimato e por isso não se sabe como de fato a descoberta desse pedaço de texto foi feita.
Alguns especialistas traduziram as oito linhas do papiro que mostra frases cortadas que não fazem sentido. As informações são do G1.
Leia:
1 – …não (para) mim, minha mãe me trouxe à vi(da)…
2 – Os discípulos disseram a Jesus: “…
3 – …negar. Maria é digna de (ou Maria não é digna de)
4 – …”Jesus disse-lhes, “Minha esposa …
5 – …ela será capaz de ser minha discípula…
6 – Deixe que as pessoas pecaminosas inchem…
7 – Quanto a mim, eu moro com ela a fim de…
8 – …uma imagem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares