Pesquisar este blog

BPHBGOSPEL

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pastores passam dez dias como sem-teto para entender a vida dos moradores de rua e saber como ajudá-los

Pastores passam dez dias como sem-teto para entender a vida dos moradores de rua e saber como ajudá-los
A experiência de passar uma temporada vivendo como sem-teto tem sido adotada por alguns pastores nos Estados Unidos como forma de compreender a vida das pessoas que não possuem casas ou abrigos.
O pastor Buff Dustin e o seminarista Nguyen Philip trocaram o conforto de suas casas para viver por dez dias nas ruas da cidade de Norman, em Oklahoma. A principal motivação para isso é compreender como vivem os sem-teto.
Numa entrevista ao Huffington Post, o pastor Dustin, da Grace Church (Igreja da Graça) afirmou que a cidade tem um alto número de desabrigados: “Os sem-teto estão dormindo aqui durante a noite, em frente à  rua da estação de polícia. Tenho lido que o governo estima que a cidade de Norman tem 1.700 moradores de rua, se você incluir os que estão vivendo em casas provisórias, abrigos, e nas ruas”, disse o pastor, evidenciando ser um problema crônico de sua cidade.
Buff Dustin conta ainda que apesar da falta de lugares para abrigar essas pessoas, a cidade oferece refeições para que os moradores de rua não mendiguem: “Eu fiquei surpreso ao descobrir como era fácil para conseguir comida. Você pode ter duas refeições quentes por dia, já encontrar um lugar para dormir é mais difícil”, conta o pastor, citando o trabalho de uma organização sem fins lucrativos chamada “Alimento e Abrigo”.

Entre os desafios da experiência, estava a necessidade de conseguir um local para dormir. Os pastores tentaram por em prática uma tática muito usada por moradores de rua da cidade: dormir nas cadeiras das salas de espera do hospital municipal. Porém, os seguranças do local os identificaram como moradores de rua e pediram que se retirassem: “Foi um momento assustador. Foi a primeira noite que não tem um plano para onde dormir”, contou o pastor. “Acabamos dormindo entre as casas [de um bairro vizinho]”, revelou o seminarista Philip.
Os pastores contaram ainda que foram identificados por outros moradores de rua através de uma matéria de um jornal local: “Eles não tinham certeza no começo, mas eles finalmente abraçaram a ideia”, afirmou o pastor.
Em sua experiência, Dustin e Philip chegaram à conclusão de que é preciso agir de forma efetiva para ajudar na solução ao problema dos sem-teto: “Há de dois tipos de pessoas por aqui:  alguns estão vivendo como sem-teto e estão 100% tranquilos com isso. Mas há outros que estão lutando para sair dessa situação. Queremos ajudar ambos os grupos”, afirmou o pastor Dustin, que revelou pretender reunir os líderes de sua igreja para definir onde a igreja deve começar a trabalhar: “Esta é a nossa cidade. Este é o chamado de Deus para nós em relação a cidade de Norman. Quero causar um impacto na vida dessas pessoas, e esta é a única maneira que vejo de podermos ajudá-los”, disse.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares